terça-feira, 23 de novembro de 2010











Lixo ou material reciclável?

Até hoje, nas comunidades de Coronel Fabriciano, as pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre lixo e material reciclável.
A diferença é simples: lixo é tudo aquilo que não tem como reutilizá-lo, o que não tem esperança e o que deve jogar fora; já o material reciclável é tudo o que se pode reutilizar, formar novos produtos e embalagens que vão retornar ao mercado.
Em Coronel Fabriciano, nós do Projovem, obtemos algumas informações básicas sobre a qualidade de lixo e material reciclável que são jogados fora juntos; a quantidade é desesperadora; só de andar pelas ruas pode se ver a quantidade de “litros pet” e alguns lixos que se espalham pelas ruas de nossa cidade.
Isso acontece pelo simples fato de que as pessoas terem um “espírito” consumidor; consumir, comprar algo sem mesmo saber para quê comprar, talvez seja pelo simples fato deles serem bonitos e cheirosos Mas depois ira influenciar no mal cheiro da cidade e da paisagem “horrível” que assusta por quem quer que passe por perto.
Na minha opinião as pessoas deveriam pensar, repensar, e pensar de novo sobre o assunto do meio ambiente, do lixo, da reciclagem e da preservação do mundo; consumir apenas o necessário e enviá-los a um destino específico.
“Se reduzirmos a quantidade de lixo, reciclarmos o máximo de material possível e conscientizar as pessoas ao nosso redor e derredor, tenho certeza em que vamos viver em um mundo bem melhor e mais responsável!”




“Viva o lado responsável da vida!”








Belchior

terça-feira, 28 de setembro de 2010

LANÇAMENTO CARTILHA PROJOVEM ADOLESCENTE
















Na última quinta-feira (23/09), a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Coronel Fabriciano realizou o lançamento da Cartilha do ProJovem Adolescente. O material foi produzido por alunos que participam do Programa no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) - Território 3, do bairro Santo Antônio.

A solenidade de lançamento da Cartilha acontece no Centro de Arte e Educação, no Melo Viana. As atividades socioeducativas do ProJovem possibilitam a permanência do adolescente no sistema de ensino e fortalece o vínculo dos beneficiários com sua família e a comunidade.

Os autores da Cartilha são Carlos Henrique Lucas, Maxwell Phillip Soares Leôncio, Priscila Freitas de Souza e Raílson Pereira dos Santos. A ideia era lançar um material que divulgasse o ProJovem e atingisse o público alvo do Programa, que são adolescentes de 15 a 17 anos. Por isso, os autores da Cartilha do ProJovem criaram uma história em quadrinhos, cujos personagens têm traços do mangá, estilo de desenho japonês bastante conhecido entre os jovens.

A Cartilha divulga a importância do ProJovem, que desenvolve junto aos adolescentes diversas atividades de caráter socioeducativo e ligadas ao esporte, cultura e lazer.

"O ProJovem tem o objetivo de potencializar o protagonismo juvenil e possibilitar ao adolescente uma reflexão sobre sua vida cotidiana e sobre o meio em que vive. Desta forma, o município contribui para a formação de cidadãos comprometidos com seu desenvolvimento pessoal, familiar e social".

sábado, 14 de agosto de 2010

Coletivo de Jiu jitsu!!!







Em parceria com a Academia do Garcia, responsabilizada pelo Senhor Garcia e sua esposa Áurea, foram abertas as inscrições para 160 adolescentes, ou seja, 4 coeletivos.
A Busca Ativa teve a participação da equipe do CRAS, com a inscrição de 180 adolescentes.
"Ser adolescente, é querer ter e ao mesmo tempo, ter medo de ser"!
Warley Emanuel de Oliveira
Técnico e Psicólogo - Referências Projovem.



segunda-feira, 14 de junho de 2010

Gerar Oportunidades




No último dia 09 de maio de 2010, a estagiária de psicologia Roberta, universitária da UNIPAC/Ipatinga, realizou um trabalho com os adolescentes, voltado para a elaboração de Curriculun.
Para a adolescente do coletivo de Dança, Elaine Priscila Gonçalves Leonor, a palestra foi interessante porque muitos adolescentes não tinham conhecimento de como vestir e o que falar em uma entrevista de emprego.
"A palestrante Roberta explicou o que conter ou não em um curriculun. Adquirimos mais conhecimento sobre o mercado de trabalho, o que ele exige e precisa", relata a adolescente.


Adicionar imagem

Curso de Informática Básica


Em parceria com o programa Qualificar, 20 adolescentes do Projovem receberam no último dia 13 de maio de 2010 o certificado do curso de Informática Básica, pela FORMAR Treinamentos. Entre eles, está a adoscente Evinyhellen Gonçalves Rodrigues do coletivo de Graffit. Parabéns!

COPA DO MUNDO 2010











Em clima de copa do mundo, a fim de se trabalhar Cidadania e Direitos, o Projovem Adolescente se reuniram para decorar o CRAS nas cores verde, amarelo e azul, para torcerem para o BRASIL!!!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Alunos do Projovem buscam vaga em Festival de Dança de Joinville


Três alunos do curso de dança do Projovem se inscreveram para participar da 28ª edição do Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina. Para concorrer a uma das vagas, os adolescentes mandaram um vídeo com três coreografias. O resultado definitivo será divulgado no dia 30 deste mês. O Projovem é um programa desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social (Semas) da Prefeitura de Coronel Fabriciano.

Os bailarinos do Projovem que participam do vídeo são Robert Marley, de 17 anos; Maick de Paula, de 17 anos; e Wesley Augusto, de 18 anos. Além das aulas no Projovem, os jovens dançarinos também fazem parte de uma companhia de dança. Os três participaram de uma seletiva no ano passado para integrarem o projeto Centro de Dança de Coronel Fabriciano, idealizado pela professora Bia Antunes.

A professora dos alunos do Projovem, Priscila Brito, conta que, na época da montagem, foram feitos ensaios intensivos com os jovens, a fim de que as coreografias ficassem impecáveis. "Contratamos uma professora de fora e realizávamos a montagem aos finais de semana, de 8h às 18h", lembra a professora.

Experiência
Segundo os estudantes, a participação no Projovem, desde 2008, foi fundamental para que eles fossem aprovados na seletiva. "O Projeto Centro de Dança selecionou bailarinos para terem aulas com um professor cubano. Por isso, o nível exigido para preencher uma das vagas era muito alto", conta Robert. De acordo com a professora de dança do Projovem, Priscila de Brito, hoje esses três alunos já se encontram no mesmo nível técnico que ela. "Atualmente, nós fazemos aula na mesma turma da Cel Cia de Dança, que é a mais avançada", aponta a professora.

Benefícios
Para o psicólogo da Semas, Warley de Oliveira, que atende os alunos do Projovem no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Santo Antônio, a participação dos adolescentes nas aulas de dança trouxe uma série de benefícios aos estudantes. "É possível notar que eles aprendem a respeitar o espaço um do outro, já que a dança pressupõe uma sintonia entre os bailarinos, a fim de que a execução da coreografia seja perfeita. Além disso, eles trabalham o autocontrole e o compromisso com as suas obrigações, já que a dança exige uma grande dedicação por parte dos envolvidos", acrescenta.

Serviço
Os interessados em contribuir com a participação dos jovens no Festival podem ligar para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Santo Antônio, em Coronel Fabriciano, no número 3846-2061. Tratar com Priscila, Warley ou Paula.
29/05/2010

JUVENTUDE E SAÚDE







O adolescente tem direito à saúde sexual e à saúde reprodutiva. Neste contexto, as propostas relativas aos temas tranversais proporcionaram explorar as diversidades dentro do tema "Juventude e Saúde".